Skip to main content

Guia para Trabalhar em Casa

Olá Empreendedor, como você esta?

Depois que entrei de cabeça no Marketing Digital e comecei a trabalhar em casa muitas pessoas vêm me perguntar “qual é a sua rotina?”, “o que faço para conseguir ter foco em casa?”, “como faço para não cair nas tentações que existe em casa e acabar tendo um dia produtivo?.

Pensando nisso resolvi escrever esse artigo para mostrar o que eu faço para conseguir trabalhar em casa e quais são os cuidados.

Guia para Trabalhar em Casa

 

Organize um Espaço para o trabalho

 

fabricaempreendedora

Defina um lugar da sua casa para trabalhar, deixe organizado e quando estiver nesse espaço o mundo a sua volta será focado apenas nesse espaço. Deixe tudo o que você precisa para trabalhar nesse espaço, encare esse espaço como o seu escritório.

Sua mesa de trabalho deve ser a mais limpa e prática possível, não fique enfeitando ou enchendo a mesa de coisas, deixe apenas o que for realmente necessário.

Rotina

Se você esta começando seu projeto agora, o que mais indico é criar uma rotina. Faça um planejamento no dia anterior de tudo o que você vai fazer no próximo dia. Anote tudo o que você tem que fazer e estipule horários para isso.

Leve a sério essa rotina, lembre-se que trabalhar em casa não quer dizer que você pode fazer tudo na hora que der. Trabalhar em casa significa que você é totalmente responsável pelo resultado do seu projeto, então quanto menos trabalho e foco, menor será o seu resultado.

 

Foco

O grande desafio das pessoas em trabalhar em casa é manter o foco, é muito mais difícil manter o foco dentro da sua casa do que dentro de um ambiente corporativo.

Trabalhando em casa você fica mais propenso a ter distrações, a TV, o computador, o telefone, visitas de familiares ou amigos, tudo é motivo para procrastinação. Sempre que você esta trabalhando em casa aparece alguma coisa para tirar o foco. Para isso tem que ter pulso firme e ser determinado em resolver esse tipo de situação.

Fique longe da TV, deixe abas abertas no navegador apenas as que interessam para o seu projeto, deixe claro para as pessoas sobre seu horário de trabalho.

Mostre para as pessoas o quão focado você está  

foco empreendedor

Como citei no tópico Foco podemos ter alguns problemas de produtividade por conta de visitas ou mesmo por conta das pessoas que moram em nossa casa. Mas como lidar com a situação sem que você possa aparentar ser a pessoa chata que não quer ser incomodado?

Mostre para as pessoas como você esta focado no seu projeto, mostre sua rotina e como é importante você fazer tudo dentro do horário. Explique de uma forma sutil que você precisa ficar focado, pois o seu projeto depende apenas de você.

É natural para as pessoas de fora não entender sua rotina, pois na cabeça delas você pode fazer tudo em qualquer horário, mas depois que você mostrar como é importante você ter o foco e seguir sua rotina, as pessoas começam a entender e respeitar o seu horário.

Redes Sociais

redes sociais empreendedor

Redes Sociais é a grande vilã das pessoas que trabalham em casa, é muito fácil dar uma espiadela no facebook e acabar ficando horas e mais horas navegando na rede social.

Para evitar a tentação das redes sociais deixe seu celular sem o wifi ou 3g. Para as pessoas que tem projeto em redes sociais, apenas deixe a aba aberta quando for usar para o trabalho. Estipule horário para isso.

Faça Intervalos

Da mesma forma que trabalhar em casa é muito fácil para procrastinação é também muito fácil você acabar trabalhando muito, quando você esta muito focado no projeto acaba nem se dando conta de horário ou quanto tempo você esta sentando na cadeira. Na sua rotina escreva os intervalos, ele é fundamental para você relaxar um pouco e voltar mais produtivo, nesse intervalo tome um café, coma alguma coisa ou mesmo deixe para dar uma olhada nas redes sociais. Faça pausa de 15 minutos ou no máximo de meia hora, só não vale passar o dia todo no intervalo.

Considerações Finais

fabricaempreendedora

No inicio foi muito difícil pra mim, eu caia direto nas tentações e acabava tendo um dia que não valia à pena ter saído do emprego formal.  Meus dias foram ficando cada vez mais improdutivos, até que comecei a ter foco que precisava mudar de vida, mudei todo o meu espaço de trabalho, estipulei a minha rotina e comecei a me concentrar no meu trabalho. Hoje trabalho cada dia mais feliz e tendo toda semana resultados melhores que nas semanas anteriores.

Quando você toma a decisão de trabalhar em casa no seu próprio projeto, você toma a decisão de correr riscos, de ter uma vida diferente, de pensar fora da caixa. Quando você entende que tudo ao seu redor depende de você e das suas escolhas, suas atitudes mudam automaticamente, suas tomadas de decisões ficam cada vez melhores e rápidas. Lembre-se que trabalhar em casa não é moleza, não é para pessoas fracas, trabalhar em casa é ter foco e não ter medo de arriscar.

Leia também: 

    6 técnicas para ser mais produtivo

Quais técnicas você usa para trabalhar em casa? Deixe a resposta nos comentários.

Diego Guedes

Olá, meu nome é Diego Guedes, tenho 25 anos e sou Empreendedor Digital. Quando comecei Empreender na Internet foi muito difícil, pois não sabia muito sobre esse assunto. Pensando em meu passado como Empreendedor iniciante, resolvi criar o projeto Fábrica Empreendedora para te ajudar a iniciar sua carreira pelo Empreendedorismo Digital.

6 thoughts to “Guia para Trabalhar em Casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *